PROJETO
ATO DE 4
APRESENTAÇÃO
O projeto Ato de Quatro foi criado em novembro de 1996, pelo aluno de Direção Teatral Bertho Filho (Idealizador) e pelo aluno de Licenciatura em Teatro Ney Wendell (Organizador) como parte das comemorações dos 40 anos da Escola de Teatro da UFBA. O Ato de Quatro é um projeto de pesquisa e extensão feito pelos alunos e coordenado por um professor orientador, que visa a manutenção de um espaço laboratório para experimentação de cenas. É constituída de quatro cenas dirigidas por quatro diretores, que inscrevem seus projetos de cenas para serem apresentados. O projeto Ato de Quatro acontece continuadamente toda segunda-feira, às 19:00 hs na Sala 5.
JUSTIFICATIVA
O interesse dos alunos para com esta faculdade é torná-la sempre um campo de pesquisa, experiências e conseqüentemente de aprendizado. Sendo assim, o aspecto contínuo e dinâmico do desenvolvimento deve estar inserido numa construção prática e na base do estudo teórico, garantindo e valorizando a importância dessa escola na vida dos discentes.
Dentro desta reflexão chegou-se a elaborar o projeto Ato de Quatro, indo de encontro a uma necessidade atual de se manter um fluxo de montagens teatrais que envolva os alunos nos aspectos teóricos, práticos e técnicos de um espetáculo, desde a dramaturgia, a direção, a interpretação, a indumentária, a cenografia, a iluminação, a sonoplastia, a maquiagem etc. E proporcionando um espaço laboratório para experimentação de cenas, além de um espaço de troca entre os discentes e os profissionais da área, convidados pela equipe, que contribuirão com a crítica, no espaço que a coordenação reserva.
Com um total de quase 250 alunos é fundamental a oportunidade de realizar trabalhos com qualidade e profissionalismo, que complementa esta instituição de nível superior.
OBJETIVO DO ATO
Incentivar os alunos de direção, licenciatura e interpretação a exercitarem suas respectivas funções, como forma de preparação para sua área profissional.
Encaminhar o aluno ao exercício comercial, conscientizando-lhes dos empregos como: Ator, Diretor e Professor de Teatro.
Dinamizar o trabalho extraclasse, mostrando ao aluno sua responsabilidade acadêmica independente do professor.
Possibilitar aos alunos a aprenderem como realizar um projeto de montagem.
Comentários
Postar um comentário