Projeto do Ato de 4
PROJETO
ATO DE 4
APRESENTAÇÃO
O
projeto Ato de Quatro foi criado em novembro de 1996, pelo aluno de
Direção Teatral Bertho Filho (Idealizador) e pelo aluno de Licenciatura
em Teatro Ney Wendell (Organizador) como parte das comemorações dos 40
anos da Escola de Teatro da UFBA. O Ato de Quatro é um projeto de
pesquisa e extensão feito pelos alunos e coordenado por um professor
orientador, que visa a manutenção de um espaço laboratório para
experimentação de cenas. É constituída de quatro cenas dirigidas por
quatro diretores, que inscrevem seus projetos de cenas para serem
apresentados. O projeto Ato de Quatro acontece continuadamente toda
segunda-feira, às 19:00 hs na Sala 5.
JUSTIFICATIVA
O
interesse dos alunos para com esta faculdade é torná-la sempre um campo
de pesquisa, experiências e conseqüentemente de aprendizado. Sendo
assim, o aspecto contínuo e dinâmico do desenvolvimento deve estar
inserido numa construção prática e na base do estudo teórico, garantindo
e valorizando a importância dessa escola na vida dos discentes.
Dentro
desta reflexão chegou-se a elaborar o projeto Ato de Quatro, indo de
encontro a uma necessidade atual de se manter um fluxo de montagens
teatrais que envolva os alunos nos aspectos teóricos, práticos e
técnicos de um espetáculo, desde a dramaturgia, a direção, a
interpretação, a indumentária, a cenografia, a iluminação, a
sonoplastia, a maquiagem etc. E proporcionando um espaço laboratório
para experimentação de cenas, além de um espaço de troca entre os
discentes e os profissionais da área, convidados pela equipe, que
contribuirão com a crítica, no espaço que a coordenação reserva.
Com
um total de quase 250 alunos é fundamental a oportunidade de realizar
trabalhos com qualidade e profissionalismo, que complementa esta
instituição de nível superior.
OBJETIVO DO ATO
- Incentivar os alunos de direção, licenciatura e interpretação a exercitarem suas respectivas funções, como forma de preparação para sua área profissional.
- Encaminhar o aluno ao exercício comercial, conscientizando-lhes dos empregos como: Ator, Diretor e Professor de Teatro.
- Dinamizar o trabalho extraclasse, mostrando ao aluno sua responsabilidade acadêmica independente do professor.
- Possibilitar aos alunos a aprenderem como realizar um projeto de montagem.
Comentários
Postar um comentário