Pular para o conteúdo principal

Projeto do Ato de 4

PROJETO
ATO DE 4

APRESENTAÇÃO

O projeto Ato de Quatro foi criado em novembro de 1996, pelo aluno de Direção Teatral Bertho Filho (Idealizador) e pelo aluno de Licenciatura em Teatro Ney Wendell (Organizador) como parte das comemorações dos 40 anos da Escola de Teatro da UFBA. O Ato de Quatro é um projeto de pesquisa e extensão feito pelos alunos e coordenado por um professor orientador, que visa a manutenção de um espaço laboratório para experimentação de cenas. É constituída de quatro cenas dirigidas por quatro diretores, que inscrevem seus projetos de cenas para serem apresentados. O projeto Ato de Quatro acontece continuadamente toda segunda-feira, às 19:00 hs na Sala 5. 
 
JUSTIFICATIVA

O interesse dos alunos para com esta faculdade é torná-la sempre um campo de pesquisa, experiências e conseqüentemente de aprendizado. Sendo assim, o aspecto contínuo e dinâmico do desenvolvimento deve estar inserido numa construção prática e na base do estudo teórico, garantindo e valorizando a importância dessa escola na vida dos discentes.
Dentro desta reflexão chegou-se a elaborar o projeto Ato de Quatro, indo de encontro a uma necessidade atual de se manter um fluxo de montagens teatrais que envolva os alunos nos aspectos teóricos, práticos e técnicos de um espetáculo, desde a dramaturgia, a direção, a interpretação, a indumentária, a cenografia, a iluminação, a sonoplastia, a maquiagem etc. E proporcionando um espaço laboratório para experimentação de cenas, além de um espaço de troca entre os discentes e os profissionais da área, convidados pela equipe, que contribuirão com a crítica, no espaço que a coordenação reserva.
Com um total de quase 250 alunos é fundamental a oportunidade de realizar trabalhos com qualidade e profissionalismo, que complementa esta instituição de nível superior.

OBJETIVO DO ATO
  • Incentivar os alunos de direção, licenciatura e interpretação a exercitarem suas respectivas funções, como forma de preparação para sua área profissional.
  • Encaminhar o aluno ao exercício comercial, conscientizando-lhes dos empregos como: Ator, Diretor e Professor de Teatro.
  • Dinamizar o trabalho extraclasse, mostrando ao aluno sua responsabilidade acadêmica independente do professor.
  • Possibilitar aos alunos a aprenderem como realizar um projeto de montagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras de inscrição do Ato de 4

A ntes de lançar sua inscrição é preciso estar ciente de algumas regrinhas e informações básicas: 1. Todes da equipe devem apresentar comprovante de vacinação atualizado contra a covid-19. 2.  A inscrição no Ato de 4 compreende apresentação em  TODAS as segundas-feiras do mês . É de responsabilidade da equipe cumprir com essa agenda.  Caso uma cena não se apresente em algum dos dias propostos,  TODOS  os envolvidos na cena serão  PENALIZADOS. 3.  Proponente (quem propõe/inscreve a proposta) deve ser  estudante ou funcionárie da UFBA , mas   qualquer pessoa   pode participar das cenas. 4.  A  proposta/cena inscrita deve ter entre  5 e 15 minutos   de duração. 5.  Não há critérios para seleção das cenas, as 4 primeiras proponentes mediante a inscrição online se apresentam. 6.   Qualquer   manifestação artística pode ser apresentada ( teatro, performance, dança, circo, palhaçaria, música, canto, artes plásticas , etc). 7.  Não será aceita a inscrição de cenas cujo o diretor ou algum mem

Ato virtual - Novas estratégias cênicas para o ato de quatro

Ato virtual A cena tem que continuar!! No dia 18/05, as 12hrs, o ato de quatro  retomou suas atividade de experimentação cênica, agora virtual. Buscando restabelecer uma comunicação ainda mais próxima com o público, criando estratégias junto aos alunos da UFBa com as diversas linguagens cênicas do campus e suas respectivas escolas, para se reinventar em tempos de pandemia, pois devido a disseminação do novo corona vírus (Covid-19) a Universidade Federal da Bahia suspendeu as atividades presenciais em seu campi, com a ressalva das atividades essências que servem de combate ao corona vírus. Através do Instagram e Facebook do projeto, as cenas acontecem por portagens no perfil, seguindo uma programação semanal variando entre temas, autores, e de livre escolha.  . . Ontem, 20/05, nas redes sociais do projeto foram divulgadas a programação do mês de Junho; Semana 1 (de 1 a 4 do mês):  Autora Claudia Barral . Semana 2 (de 8 a 11 do mês):  Tema Cordel . Semana

CENAS CURTAS NO FESTAC ANO IV

As cortinas vão se abrir e o público acompanhará a Mostra de Cenas Curtas e um Show Musical com participação especial de Viviane Pitaya, que acontecerá no dia 19 de Novembro a partir das 19h no Teatro Martim Gonçalves. O FESTAC agradece o envio de todas as propostas, e reconhece que é possível um circuito de cenas curtas crítica, emergente e experimental existir aqui em Salvador. Nesta quarta edição do festival, contamos com 2 projetos que mantém uma programação anualmente  regular de cenas curtas, apoiando e experimentando discursos, poéticas e espaços para as suas propostas, o Ato de 4 e o  PretATO  da Organização Dandara Gusmão. Ambos projetos estiveram presentes no nosso processo curatorial que foi bem feliz! A equipe de curadoria foi composta por Sidnaldo Lopes, Danilo Lima, Deivid Gonçalves e Marcus Lobo. Uma novidade incrível é que teremos o aporte de audiodescrição e intéprete de libras para todas as cenas da Mostra. É mais do que necessário que pensemos a democratiza